Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





E no fim de semana o que fizeste?

por centrosermais, em 29.10.14

Tenho por hábito todas as segundas-feiras de manhã começar por falar com os meus alunos sobre o fim de semana – o deles e o meu. Já o faço há bastante tempo e considero este momento uma excelente forma de começar a semana. Desenvolvem-se diversas competências e aprende-se imenso: aprende-se a partilhar ideias, aprende-se a ouvir o outro, aprende-se a trabalhar a oralidade aprendendo a fazer um discurso com sentido, adquire-se novo vocabulário… Enfim, é um momento descontraído e que serve de arranque para mais uma semana de trabalho e de novas aprendizagens.

 

Deparamo-nos, através destas conversas, com as diversas experiências familiares que cada um tem e é contagiante a alegria que eles transmitem a contar, por pouco que seja, o que fizerem com os pais/avós/tios/irmãos. Infelizmente, claro, mas é como tudo na vida, aparecem-nos vivências mais ricas que outras, mas digo-vos que, por quererem tanto partilhar, a alegria e a vontade de contar é igual em ambos os casos.

 

Com isto e não me alongando mais, gostaria muito de passar a mensagem de que tempo em família e de qualidade é fundamental para o crescimento saudável de uma criança. E quando falo em “tempo em família”, este não tem de ser necessariamente ou obrigatoriamente passado “na rua”, pode muito bem ser em casa com, por exemplo, uma “festa de pijama” em família com direito a filmes e bolo ou bolachas caseiras (de preferência feito com os mais pequenotes de forma a entretê-los).

 

Deixo-vos um link da Pumpkin.pt com sugestões para aqueles dias menos apetitosos, para que as ideias nunca faltem. :)

large.jpg

Márcia Fidalgo

Professora de 1º Ciclo e de Educação Especial

Autoria e outros dados (tags, etc)



Visitantes

Free Counter
Free Counter





O Ser Mais

foto do autor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Revista de blogues

logopumpkin