Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ter medo é natural e, sempre que verificado dentro dos limites normativos, é saudável. O medo é uma reação emocional que ativa os sinais de alerta do corpo preparando-nos para agir, diante daquilo que consideramos perigoso. É, desta forma, uma etapa fundamental no desenvolvimento infantil, na medida em que modera os comportamentos dos mais pequenos: a falta de medo pode conduzir as crianças para situações de maior perigo e o medo em excesso pode torná-las mais fechadas, menos extrovertidas e com mais tendência para evitar situações novas ou desconhecidas, muitas vezes necessárias para um crescimento saudável.

 

Neste sentido, é preciso que os pais atuem sobre os medos, ajudando a criança a identificar os "medos amigos", que devem ser mantidos, e os "medos inimigos", que representam os medos a superar. E ainda que por vezes possa tornar-se muito doloroso para os pais ver os seus filhos a passar por situações de temor, é fundamental que as crianças vivenciem algumas emoções mais angustiantes para que, por um lado, aprendam a gerir emoções dessa natureza e, por outro, possam beneficiar dos ganhos de auto-estima resultantes da superação de uma situação vivida como muito negativa. Uma criança que vence os seus medos é uma criança que desenvolve ferramentas para lidar de forma saudável com situações mais desafiantes no futuro, construindo assim uma imagem de Si mais positiva.

 

Também na literatura infantil, são frequentemente explorados os medos infantis. O medo do escuro, dos monstros ou o medo de ser levado para longe dos pais são temas comuns, trazidos pelos autores, que representam os obstáculos e dificuldades que os heróis das estórias, nós na vida real, enfrentam para alcançar as grandes vitórias. Hoje, como sugestão de leitura para os mais pequenos, trazemo-vos:

 

 

"Livro dos Medos", Trampolim Edições

 

 

 

"Martim-Sem-Dentros é um nome que faz rir ou sorrir crianças e adultos. Mas começou por ser o nome de um dos muitos medos da Carolina; da pequena e corajosa Carolina, que, com a ajuda da mãe, e com o engenho e a arte da imaginação e do riso, soube vencer todos os medos que viviam no seu quarto." Adélia Carvalho

 

 

  "O Rapaz que tinha medo", Gatafunho

 

"O Rapaz que Tinha Medo vai procurar ajuda às páginas amarelas e encontra o número da Árvore Mágica. Marcam uma entrevista, mas a árvore avisa-o dos perigos da floresta assombrada e das suas estranhas criaturas. Decidido, o rapaz põe-se a caminho. Será que vai perder o medo?O medo de tudo? O medo de andar na rua com as suas calças às flores (porque os outros podem troçar dele)? E o medo do escuro (porque podem aparecer fantasmas debaixo da cama)?" Mathilde Stein
"Grande livro dos medos do pequeno rato", Livros Horizonte
"Era uma vez um rato com entomofobia (medo de insetos), aicmofobia (medo de facas), ablutofobia (medo de tomar banho) e tantas, tantas outras fobias (ou medos), que decidiu colocar todas num livro. Um livro cujas páginas ficaram muito roídas (do papel não tinha o rato medo!), mas que, para além de palavras, está cheio de coisas para descobrir, como um mapa de uma ilha inventada, recortes de jornais, ilustrações feitas com penas, postais, fotografias… Um livro para todos os curiosos, sejam ou não ratos de biblioteca. Delicioso como queijo." De Emily Gravett
"Uma onda pequenina", Planeta Tangerina
Todos os leitores sabem como as histórias podem ajudar-nos a vencer o medo. Depois de lermos um livro é como se ganhássemos super poderes para derrotar bruxas, dragões, lobos, tempestades... tubarões!
Neste livro acontece uma situação parecida, mas ao contrário: há um menino que nada tranquilamente no mar até ser perturbado por uma dessas palavras assustadoras que nos fazem recuar (neste caso, uma palavra com muitos dentes terminada em ÃO!).

E agora, o que acontecerá?

É que o menino não quer voltar ao mar e precisa muito da ajuda de um leitor para vencer o medo.

Será que os leitores se atrevem a mergulhar?

Será que a coragem passa não só das personagens para os leitores mas também dos leitores para as personagens dos livros?

É isso que vamos ver... De Isabel Minhós Martins

 

Cláudia Pedro

www.centrosermais.com | www.facebook.com/centrosermais

Autoria e outros dados (tags, etc)



Visitantes

Free Counter
Free Counter





O Ser Mais

foto do autor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Revista de blogues

logopumpkin