Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





O meu filho estará a desenvolver-se normalmente?

por centrosermais, em 26.06.14

Devemos sempre estimular o desenvolvimento dos nossos bebés, acompanhar o seu desenvolvimento, proporcionar-lhes novas descobertas, facilitar-lhes o contacto com o mundo que o rodeia, enfim ir um pouco mais além do comer, dormir e brincar, no entanto temos de ter bem presente que não podemos exigir que esse desenvolvimento seja como nós queremos.

 

As crianças não são todas iguais – sei que para muitos que nos estão a ler é já um clichê, contudo nunca é demais relembrá-lo, pois por vezes os papás e as mamãs parecem que se esquecem quando o desenvolvimento dos seus filhos não segue a “normalidade” –, cada bebé tem a sua forma de responder, de interagir com os estímulos que o rodeiam e não podemos esperar que o desenvolvimento do meu filho seja igual ao do filho do meu vizinho ou até ao do irmão mais velho.

 

Há muita coisa que um bebé em desenvolvimento tem de “gerir”/aprender: o seu controlo motor, a linguagem, a relação com o outro, a noção de espaço, a adaptação a situações novas… e tudo isto muitas vezes ao mesmo tempo, logo é normal que por vezes algumas destas aquisições fiquem um pouco para segundo plano, reavendo-as mais tarde. Cada criança tem o seu ritmo, e como pais e educadores devemos tentar perceber qual o ritmo da nossa criança, contudo não invalida que não reportemos algumas suspeitas quando achamos que algo não está bem. A deteção precoce de qualquer tipo de perturbação do desenvolvimento infantil é fundamental para que se consiga atuar rapidamente e assim aproveitar ao máximo o potencial que todas as crianças têm.

 

Apresentaremos em breve algumas das principais Etapas de Desenvolvimento Infantil, para vos dar uma noção do que é esperado para determinada idade. Mas lembrem-se que a ansiedade é o nosso pior inimigo, com paciência e muito amor tudo se consegue. :)

 

 

 

  

Márcia Fidalgo

Professora de 1º Ciclo e de Educação Especial

Autoria e outros dados (tags, etc)



Visitantes

Free Counter
Free Counter





O Ser Mais

foto do autor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Revista de blogues

logopumpkin