Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Dislexia - Uma abordagem global

por centrosermais, em 21.01.14

“Muitas pessoas pensam que ler é um dom. Algo natural, como escovar os dentes ou abrir o guarda-chuva quando começa a chover. Mas se não se conseguir ler, até as pequenas escolhas se tornam numa ansiedade. O sentimento é terrível. Nunca esquecerei o que passava quando tinha que escolher um cartão de aniversário para a minha mãe. (…)”

 

 

Não há dúvida que para crianças disléxicas a leitura, o reconhecimento das letras, a sua escrita são dificuldades que tornam o desenvolvimento das suas aprendizagens mais dificultado. No entanto, temos de ter em conta que a dislexia atinge várias pessoas de diferentes formas – alguns dos disléxicos, com dificuldades na leitura e na escrita, revelam-se muito competentes no que respeita à oralidade, outros apresentam dificuldades em encontrar a palavra certa para aquilo que querem dizer; uns apresentam um bom raciocínio matemático, enquanto que outros invertem ou trocam os números tal qual como fazem com as letras.

 

Infelizmente, ainda há, atualmente, crianças disléxicas a serem alvo de diagnósticos mal feitos, sendo rotuladas, muitas vezes de “atrasadas” e colocadas em turmas especiais, junto de crianças com baixos níveis de aprendizagem.

 

Temos de perceber que a dislexia não atinge somente a população economicamente desfavorecida. Há disléxicos com um elevado nível económico, outros com um nível económico mais baixo.

 

Pois não é por acaso, que mesmo passando por estas dificuldades, ainda que uns com maior outros com menor intensidade, algumas pessoas se destacaram de forma bastante notável no desempenho das suas atividades tanto na literatura, na ciência, no desporto, como no cinema, na pintura, na política, entre outros – Albert Einstein, Agatha Christie, Charles Darwin, Gustave Flaubert, Robin Williams, Tom Cruise, Vincent Van Gogh, Winston Churchill, Ben Johnson, etc.

Adaptado por Márcia Fidalgo

 

Visite-nos em: www.centrosermais.com

Autoria e outros dados (tags, etc)







O Ser Mais

foto do autor


logopumpkin