Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Escovar os dentes do seu bebé pela primeira vez

por centrosermais, em 30.03.15

Se apareceram ao seu bebé os primeiros dentes, necessita de começar a tratar deles imediatamente! Quando se trata da saúde oral, ensine os hábitos corretos o mais cedo possível, para evitar o aparecimento de caries e manter os dentes do bebé saudáveis. 

 

Quando deve começar a escovar os dentes do seu bebé?

Os primeiros dentes de um bebé normalmente começam a aparecer por volta dos seis meses de idade. No entanto, deverá começar a preocupar-se com os dentes do seu bebé desde o início, uma vez que os dentes de leite também podem ter caries. Inicialmente basta passar uma compressa embebida em água morna sobre a gengiva de manhã e à noite para limpar de forma suave a superfície dos dentes do seu bebé.

 

Uma boa maneira de incentivar os bons hábitos de higiene desde o início é fazê-los à frente do seu filho: ao mostrar-lhe como escova os seus dentes, a partir de uma certa idade, o seu filho irá querer imitá-la! A partir dos 18 meses, dê ao seu filho a sua primeira escova de dentes e comece a utilizá-la com ele. A partir dos dois anos, pode começar a adicionar uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dentes na escova do seu filho. É claro que ele não irá aprender de imediato como utilizar a escova, provavelmente só vai querer tricá-la e comer a pasta dentífrica em vez de escovar os dentes. Deixo-o brincar um pouco com a escova, e em seguida, ajude-o a concluir com cuidado a escovagem. Nesta fase final deve tentar fazer pequenos movimentos circulares com a escova, e lavar perto das gengivas. Se o seu filho se recusar a deixá-la escovar os dentes, não insista – Em vez disso, ofereça-se para o ajudar a escovar os dentes novamente no dia seguinte.

 

O ideal será ajudá-lo neste processo até aos 5, 6 anos de idade, quando finalmente será capaz de começar a escovar os dentes sozinho. Ensiná-lo a lavar os dentes duas vezes por dia é um bom hábito que deve ser imposto desde cedo – lavar os dentes de manhã quando acorda e lavar os dentes antes de ir para a cama. Este hábito ensinado desde cedo, será um hábito correto para toda a vida.

 

A escova ideal para começar

Os dentes e as gengivas do seu bebé são muito sensíveis. Para evitar irritá-los, escolha uma pequena escova macia que seja especialmente desenvolvida para cuidar dos dentes das crianças com menos de três anos. Existem milhares de modelos que pode escolher, muitas vezes com os seus desenhos animados preferidos – o que poderá também ajudar o seu filho a querer lavar os dentes! Lembre-se que é importante que mude de escova pelo menos uma vez a cada três meses, ou mais frequentemente se a mesma ficar gasta muito rápido.

 

No que diz respeito à pasta de dentes, compre uma que seja adaptada à faixa etária do seu filho: as pastas dentífricas são especialmente formuladas para crianças têm menos flúor do que as pastas para os adultos. Evite sabores intensos, como o mentol, que podem ser demasiado fortes para as crianças. Experimente sabores de frutas como o morango e a framboesa: estes são muito populares entre as crianças e na pasta dentífrica para a sua idade eles podem até comê-la. Se o seu filho engolir pasta de dentes em vez de a cuspir, não desespere: é totalmente seguro!

 

Bons hábitos para dentes suadáveis

Os dentes de leite têm uma camada externa de esmalte mais fina do que os dentes dos adultos. O que torna os dentes das crianças mais vulneráveis e sensíveis a problemas dentários. Para manter os dentes do seu filho saudáveis, é essencial que os escove regularmente. Também é fundamental que ajude o seu filho a desenvolver bons hábitos alimentares, limitando a quantidade de açúcar que consome, sobretudo através de bebidas açucaradas. Um biberon de leite ou sumos de frutas antes de dormir é prejudicial para os dentes, por isso tente afastá-los da rotina do seu bebé deste o início. Após escovar os dentes à noite o seu bebé apenas deve beber água – nada mais! 

escovar dentes.jpg

http://www.mustela.pt

Fonte: Mustela

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Visitantes

Free Counter
Free Counter





O Ser Mais

foto do autor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Revista de blogues

logopumpkin